segunda-feira, 17 de maio de 2010

Combate ao bullying


Sabemos que o convívio social na Escola é importante para os alunos.
Problemas no âmbito social podem levar a um baixo rendimento escolar, desmotivar o aluno a ponto de não querer mais ir à escola ou a apresentar freqüentes queixas como dor de barriga, dor de cabeça e, em casos extremados, tentativas de suicídio.
A Saúde Psicossocial complementa a saúde física e pressupõe que o indivíduo esteja bem consigo mesmo e que possa se relacionar com o outro de maneira satisfatória. Para tanto, é preciso que saiba reconhecer suas habilidades, fragilidades e que saiba usufruir do prazer.
Uma prática antiga tem sido o foco de educadores preocupados com o aumento de sua incidência e suas conseqüências no âmbito escolar: o ‘bullying’.
Bullying é qualquer forma de afirmação de poder interpessoal através da agressão, adotadas por um ou mais estudantes contra outros pares, causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder; são tradicionalmente admitidos como naturais, sendo habitualmente ignorados ou não valorizados, tanto por professores quanto pelos pais.
A intervenção imediata de autoridades é a conduta mais eficaz para cessar situações de bullying, seja no âmbito escolar seja no familiar. Mas para eliminar esta prática na comunidade escolar é preciso prevenir, e isto leva mais tempo,construindo uma sociedade mais respeitosa às diferenças de cada um e mais sensível à violência física e moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário